enfeitar. Uma equipe de astrônomos, liderada pelo professor Matthews Bailes, da Swinburne University of Technology, na Austrália, descobriu um planeta – repito – um planeta feito de diamantes na nossa própria galáxia, a Via Láctea.O planeta, com 60 mil quilômetros de diâmetro, temcinco vezes o tamanho da Terra e mais massa do que Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, segundo reportagem da revista Wired. Dados vindos de telescópios indicam que os anos no planeta diamante duram meras duas horas, o tempo necessário para o astro dar uma volta completa ao redor de sua estrela.
O planeta é feito “provavelmente em grande parte de carbono e oxigênio”, diz Michael Keith, um dos pesquisadores da equipe a encontrar a jóia galáctica. A densidade do astro indica que grande parte do planeta é bastante semelhante a um diamante.
Para fazer a descoberta, pesquisadores de instituições do Reino Unido, Austrália, Alemanha, Itália e Estados Unidos usaram uma vasta gama de telescópios e 200 mil Gigabytes de informações vindas do cosmo. Alguém pensando em encontrar uma maneira de dar uma passadinha por lá?
Imagem reproduz a órbita do planeta (em amarelo) ao redor de sua estrela (azul). O círculo maior em laranja representa o tamanho do Sol
Nenhum comentário:
Postar um comentário