quinta-feira, 11 de agosto de 2011

TV divulga primeiras imagens do novo rosto de mulher atacada por chimpanzé

O hospital onde foi realizado o transplante de rosto da americana Charla Nash divulgou fotos da paciente após a operação. Foto: AP

As imagens do novo rosto de Charla Nash, a mulher americana submetida a um transplante de rosto após ter sido brutalmente atacada pelo chimpanzé de seu vizinha em 2009, foram divulgadas pela primeira vez nesta quinta-feira.
Nas imagens, divulgadas inicialmente no programa "Today Sh
ow" da rede de televisão "NBC", Charla, de 57 anos, aparece com um rosto com traços muito próximos dos normais, com novos lábios e um novo nariz.
A mulher foi ferida pelo animal de estimação de sua vizinha, um chimpanzé chamado Travis que pulou sobre ela e rasgou seu rosto, que passou posteriormente por cirurgias para reconstituir os lábios, do nariz, dos olhos e das mãos.
Os médicos de Charla do hospital Brigham & Women''s de Boston (Massachusetts) asseguram que é um "milagre" que a mulher sobrevivesse ao ataque e afirmam que seu transplante, realizado em maio em uma operação que durou 20 horas, foi um sucesso e está experimentando notáveis progressos.
Apesar de estar ainda muito frágil, Charla já é capaz de ingerir alguns alimentos mais substanciosos, tem sensibilidade na mandíbula e começa a recuperar o sentido do olfato, assim como gesticular e se expressar.
"É bom ver um progresso tão rápido, uma nova esperança começou", disse sua filha Briana ao "Today Show".
Enquanto o rosto de Charla melhora progressivamente, outro transplante de mãos não foi tão bem-sucedido, mas a mulher e sua família estão otimistas para uma nova tentativa no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário