segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Socialistas franceses dão demonstração de vitalidade


François Hollande foi escolhido neste domingo nas eleições primárias do Partido Socialista da França para ser o candidato do partido que enfrentará, em 2012, Nicolas Sarkozy à presidência do país. No discurso de vitória, Hollande disse que pretende atacar o “desemprego, a insegurança no trabalho, os altos aluguéis”. “Tenho notado as preocupações sobre nosso futuro comum, as falhas da globalização, as falhas da Europa, o meio-ambiente”, disse. Hollande obteve 57% dos votos, derrotando Martine Aubry.
Esta eleição é digna de nota. Enquanto crescem as manifestações contra a elite financeira que domina o mundo e seus desmandos, na França o Partido Socialista dá uma demonstração de força e vitalidade ao levar mais de 2,7 milhões de franceses a uma eleição primária para escolher seu candidato a presidente da República.
A vitória de François Hollande prenuncia a derrota de Nicolas Sarkozy, que tentará a reeleição. O fato demonstra , ao contrário do que prega nossa mídia e seus articulistas, que a participação da sociedade pela política e pelas eleições é crescente nos países europeus. O interesse pelos rumos das nações convive com as manifestações de protesto e de indignação de importantes setores da sociedade. Foi assim em Portugal, onde a direita já venceu, como deve acontecer na Espanha. Tudo indica que será assim na França e na Itália, onde a esquerda deve vencer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário