segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Mercado sobe previsão para o IPCA


Os especialistas em análises e previsões econômicas do mercado financeiro subiram suas expectativas quanto à inflação nacional. O Boletim Focus, do Banco Central, informou que, segundo os agentes que contribuem para realizar o documento, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo encerrará o ano com 6,52%. Na segunda-feira passada, última publicação do Focus, a previsão era para 6,46%.
Com isso, as estimativas dos especialistas voltam a apontar para pressão inflacionária acima do teto da Meta do Governo Federal, de 6,5% em 12 meses, ou seja, dois pontos percentuais além do objetivo do Conselho Monetário Nacional, de 4,5%.
Esta foi a sexta semana consecutiva que o Focus apresenta elevação na taxa acumulada ao fim de 2011 para o IPCA. Há quatro semanas, os especialistas previam inflação mais amena, de 6,31%.
O movimento se repetiu para as previsões da inflação oficial acumulada em 2012. Pela quarta semana consecutiva houve acréscimo na expectativa. Segundo o Focus, o IPCA será de 5,52% ao fim do ano que vem, em 12 meses.
Até a segunda feira, a previsão era que o indicador acumulasse 5,5%. E há quatro semanas, os especialistas calculavam que a inflação não passaria de 5,2% no acumulado do ano que vem.
Junto ao índice oficial de inflação, que é apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, os analistas do mercado financeiro elevaram suas previsões para os demais indicadores de variações de preços no País.
Para o Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas, houve alta de 0,01 ponto percentual em relação ao resultado da semana passada, com taxa acumulada neste ano prevista para 5,77%.
O mais conhecido indexador dos alugueis também foi elevação. De autoria do Ibre/FGV, o Índice Geral de Preços - Mercado será de 5,79% em 12 meses encerrados no fim de dezembro, apontam os especialistas. O incremento sobre o resultado da segunda-feira passada foi de 0,02 ponto percentual.
O Boletim Focus é uma publicação semanal do Banco Central. Ele reúne as expectativas de vários analistas do mercado financeiro e de empresas não-financeiras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário