O Presidente Dmitri Medvedev explicou sua decisão de ceder a participação nas eleições presidenciais de 2012 ao Primeiro-Ministro Vladimir Putin, argumentando que o rating político do premier é mais alto. Segundo o chefe de Estado russo, Vladimir Putin é o político de maior autoridade no país. Medvedev fez as declarações em entrevista simultânea para três emissoras de TV estatais da Rússia.
Apesar de o cenário atual ter sido sempre uma das opções, o Presidente Medvedev afirmou que não excluía a possibilidade de participar das eleições. “E se os rankings eleitorais tivessem se alterado, por um motivo ou outro? Eu sempre soube que tinha de considerar isso”, afirmou o presidente. “Eu e Vladimir Vladimirovich Putin ocupamos os dois cargos mais altos, o de presidente e o de primeiro-ministro. E nós devemos, é claro, dar suporte um ao outro, pois somos pessoas comuns. Por isso, quando eu dizia não excluir a possibilidade [de reeleição], eu não estava enganando ninguém. A via poderia ter se encaminhado de modos mais imprevisíveis, apesar de termos tido alguns acordos prévios”, adicionou Medvedev.
Segundo o presidente, as eleições não estão predeterminadas. Ele manifestou a certeza de que a escolha é feita pela população. “Qualquer político pode 'se dar mal' nas eleições, assim como a sua coligação política. E na história do nosso país, assim como na de outros, isso já aconteceu inúmeras vezes. Ninguém está garantido contra nada. De que predeterminação se está falando?! As pessoas é que têm de decidir em quem votar, quem tem mais autoridade. E somente as pessoas, os nossos cidadãos, são capazes de colocar os pontos finais, votando em uma ou outra determinada pessoa, ou força política. Assim funciona a democracia”, disse o presidente russo.
Durante a entrevista, o Presidente Medvedev ainda comentou a recente demissão do Ministro das Finanças Aleksey Kudrin. O presidente afirmou ter se tratado de “um caso de manutenção da disciplina estatal”, e completou que o titular da Pasta permaneceu no cargo por tempo demasiado. Por outro lado, o presidente reconheceu as qualidades profissionais do ex-ministro das Finanças e manifestou certeza de que desemprego não é um risco para pessoas desse tipo. Medvedev também prometeu mudanças importantes na composição do governo, que ele espera assumir após as eleições presidenciais.
O texto da entrevista foi divulgado à imprensa russa, e o vídeo exibido na íntegra nesta sexta-feira, 30, às 20h30min no horário de Moscou, nos três canais estatais: Pervy Kanal, NTV e Rossia-1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário